Resistence Bands, como e porque utilizar?

October 26, 2018

Os 'Resistence Bands', ou apenas 'bands' são uma ferramenta valiosa quando utilizados corretamente.

As bandas de resistência são essencialmente faixas elásticas que podem ser usadas durante um exercício para adicionar resistência “progressiva”. Embora este termo possa ter diferentes significados, significa essencialmente que quanto mais a banda é esticada, mais resistência ela proporciona. Obviamente isto é muito diferente da resistência proporcionada pelos pesos livres usados ​​convencionalmente onde a carga / resistência é praticamente a mesma que a dita pela gravidade.

 

Simplificando, se você colocar 100kg no supino, permanece 100kg de resistência durante todo o movimento. No entanto, o mesmo não pode ser dito quando se utiliza uma band, pois a resistência aumenta conforme ela estica.

 

Vou explicar melhor:

 

O termo "curva de força" é usado no campo da cinética (o estudo do movimento do corpo humano) e examina como a força dos próprios músculos mudará e variará dependendo da amplitude do movimento.

 

De acordo com o exemplo do supino, observe como você é mais forte durante a parte superior do movimento concêntrico (o final da subida). Isso ocorre porque, biomecanicamente, os tríceps participam do movimento juntamente com o peitoral e o deltoide e sua "curva de força" fica mais "poderosa". Em contrapartida, na parte inferior do movimento (a parte mais baixa da contração excêntrica) quando a barra está mais próxima do peito, você está na parte mais fraca da curva de força, pois neste posto os tríceps não estão ativados. Agora, se você fez um supino de peso livre, seu treinamento seria limitado pela quantidade de peso que você pode levantar durante a parte mais baixa e mais fraca de sua curva de força. Mas se você adicionar alguma “resistência progressiva” na forma de uma banda de resistência, você adicionará mais resistência no ponto mais forte da sua amplitude de movimento. Essencialmente, você faria o corpo trabalhar mais durante toda a amplitude de movimento, o que significa maiores ganhos.

 

Na prática, você poderá sentir uma queimação mais profunda e mais forte nos músculos durante toda a amplitude do movimento.

 

Na teoria, treinar força utilizando band melhora a força máxima, dá uma olhada nesta pesquisa:

 

Os cientistas do Colégio de Ciências do Esporte e do Esporte da Ithaca College, em Nova York, EUA, selecionaram quarenta e quatro atletas das equipes de basquete, luta livre e hóquei e depois dividiram aleatoriamente em "grupo de controle" ou "grupo experimental".

 

Ambos os grupos completaram um programa de treinamento idêntico, no entanto, o "grupo de controle" usa pesos livres convencionais, enquanto o "grupo experimental" usa uma combinação de pesos livres e bandas de resistência.

 

Após sete semanas de treinamento, os participantes foram submetidos a uma série de testes para verificar se houve alguma melhora no RM de back squat e de bench press.

 

Os resultados revelaram que o “grupo experimental”, utilizando bandas de resistência e pesos tradicionais, apresentou maior melhora nos dois exercícios.

 

Este resultado levou os pesquisadores a seguinte conclusão: “Treinar com bandas de resistência pode ser melhor do que usar pesos livres isoladamente para desenvolver a força da parte inferior e superior do corpo” Eles acrescentam: “Efeitos a longo prazo não são claros, mas o treinamento com bandas de resistência faz uma contribuição significativa no curto prazo para adaptações de desempenho de atletas experientes."

 

Em resumo, usar bandas de resistência por um curto período de tempo melhora a força máxima e te ajuda a superar platôs.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

January 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Academia Atibaia treinamento especializado na aplicação de condicionamento físico